domingo, 11 de dezembro de 2016

Tacacá





Tacacá é uma iguaria presente em toda a região amazônica brasileira, Sua origem é dos indígenas e, segundo Câmara cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. Câmara Cascudo diz que “Esse mani poi fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos".
Em cada estado nortista, tem-se características próprias nos adicionais ao tacacá. Adicionais estes que podem ser pipoca, farinha, purê, etc.

Seu preparo é feito em um caldo fino bem temperado, geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu (Erva amazônica que provoca um tipo de formigamento nos lábios.). Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Belém/Barcarena/Belém

Distante 23 km de Belém, o acesso ao município de Barcarena é feito através de via fluvial, rodo-fluvial ou pela alça viária. De carro ou de ônibus, segue-se de balsa até o porto do Arapari. O roteiro de balsa é feito por várias empresas, que mantêm viagens diárias para aquele local, com tempo médio de uma hora de viagem.