quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Lenda da Vitória - Régia

   


A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Aniversário de Belém do Pará


          

Na próxima Segunda feira dia 12 de Janeiro, Belém do Pará estará completando 399 anos, e desde já parabenizo a mesma... conhecida como Metrópole da Amazônia, Cidade das Mangueiras. 

Uma linda Cidade do estado do Pará e do Brasil, como todas tem suas necessidades, mas de um povo guerreiro, que não desistir de ter uma vida melhor. 

E nós Paraenses agradecemos a Deus por nos conceder uma vida tão próxima da natureza, e que Deus nos der preparo para preservar ... E como se diz o Poeta ...

          Belém minha terra, minha casa meu chão, meu sol de Janeiro a Janeiro a suar ... 

PARABÉNS  BELÉM  DO  PARÁ !

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mangal das Garças


O Mangal das Garças, inaugurado em 12 de janeiro de 2005, está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha. O parque ecológico é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes no espaço.



O local possui :

Museu Amazônico da Navegação.

Manjar das Garças, um dos melhores restaurantes da capital.

Viveiro das Aningas ou Viveiro dos Pássaros, onde o visitante tem contato direto com uma impressionante quantidade de pássaros.

O Farol de Belém, com 47 metros de altura, a monumental torre-mirante do Mangal das Garças oferece dois níveis de observação.

O Borboletário (Reserva José Márcio Ayres), numa área de 1.400 m², o ambiente é o primeiro do gênero da região Norte e já é apontado como o maior de todo o Brasil.

Orquidário.

O Criatório e Viveiro de Plantas.

Armazém do Tempo, onde os visitantes podem comprar plantas, artesanato, livros e CDs de artistas paraenses e é possível saborear no local um requintado serviço de café.

O parque naturalístico apresentará as diferentes macrorregiões florísticas do Estado, ou seja, as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. 

Em 2015 é um ano mais que especial para o Mangal das Garças. é quando o parque comemora 10 anos de inauguração.
Uma década em que os belenenses e os visitantes da capital paraense possuem um recanto de lazer e paz no centro da cidade. Durante estes dez anos, os motivos pra comemorar são inúmeros, pois o Mangal se consolidou como uma importante instituição de pesquisa e referência nacional na reprodução de espécies. Também são 10 anos de promoção de educação ambiental e de contemplação de paisagens lindas que a gente só encontra na Amazônia.